terça-feira, 28 de agosto de 2012

Amar como não ter por hábito amar o mundo


Amar como não ter por hábito amar o mundo. Naturalmente o mundo aqui não significa o mundo da criação, o sistema e ordem encontrado na criação do mundo físico, nem significa a humanidade em geral, como em João 3:16. O mundo que não devemos amar são as ideias e práticas da humanidade pecadora e de espírito rebelde contra Deus. O que devemos odiar hoje é o sistema do mundo, um sistema organizado encabeçado por Satanás que deixa Deus de lado e está na realidade se opondo a Ele (João 12:31; 14:30; 16:11). O amor a esse mundo é o oposto ao amor a Deus: não existe lugar no meio, pois se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Por causa da sua oposição a Deus, o mundo se entrega àquilo que é contrário à vontade de Deus, e oferece as mesmas tentações que fizeram Eva pecar, e com as quais o diabo tentou o Senhor Jesus: a concupiscência da carne (Marcos 4:19; Gálatas 5:17), a concupiscência dos olhos (Mateus 5:28,29), e a soberba da vida (2 Timóteo 3:2-5). São todos do mundo em sua origem, e de forma alguma provêm do Pai.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Projeto Pão da vida / Abrace esta ideia


UMA NOVA E ETERNA ALIANÇA


UMA NOVA E ETERNA ALIANÇA
Joel 2.28,29
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Creio ser este o momento ideal para uma reflexão referente à aliança feita por Deus em toda a existência humana. Não houve quebra de aliança por parte de Deus porem o homem sempre teve dificuldades em cumprir a sua parte, vamos relembrar aqui essa trajetória.

1º - A antiga aliança foi estabelecida no monte Sinai. Deus libertou milagrosamente os israelitas da escravidão do Egito. Obedecendo a Deus mataram o cordeiro, aplicaram o sangue na porta da casa e comeram a primeira refeição da páscoa, cinquenta dias depois, no monte Sinai. Deus fez uma aliança com eles em uma tremenda demonstração de poder, desceu sobre o monte no meio do fogo e fumaça o Sinai estremeceu raios cortaram o espaço e a trombeta de Deus soou falou-lhes de forma audível outorgando-lhes a lei. E os israelitas passaram a celebrar a festa do pentecostes (cinquenta dias após a páscoa), todos os anos em memória daquele dia glorioso.
2º - A nova aliança foi estabelecida em Jerusalém. No monte Sião. Mais de 1400 anos depois também no dia de pentecoste, Deus cumpriu a promessa de firmar a nova aliança com Israel. No cenáculo, Jesus estabeleceu os termos, as condições e as promessas da aliança. E orou para que, de acordo com a perfeita vontade do pai, todos os que fizessem parte dessa aliança fossem um com Ele. 
3º - Na cruz, ofereceu-se como Sacrifício perfeito. Quando o sangue jorrou, selou para sempre a nova aliança. Ele cumpriu a páscoa. Tornou-se o sacrifício da páscoa. Ressuscitou vitorioso sobre a morte e o inferno. Apareceu aos discípulos e ordenou-lhes que esperassem em Jerusalém pelo cumprimento da promessa do pai. Cinquenta dias após a páscoa, depois que Jesus selou a nova aliança com o seu sangue. Deus no dia de pentecoste firmou conosco uma aliança nova e eterna.
Conclusão:
Todo processo do projeto de Deus para aliançar o homem a Ele foi minuciosamente elaborado, não temos como encontrar uma falha se quer, no entanto precisamos como resposta ao Senhor desprendermos das coisas que pela síndrome do pecado nos prendem nas falhas que tanto desagrada a Deus e parece nos fazer tão bem, e tomarmos atitudes de verdadeiros servos, honrando a nossa parte na aliança.
Deus nos abençoe
Pr. Timóteo Carneiro / Castanhal 11/08/12

sábado, 11 de agosto de 2012

Pais ou Amigos?



Ser amigo dos filhos faz perder a autoridade?
Você concorda? 
Muitos conflitos ocorrem na vida de um adolescente. As mudanças biológicas fazem grandes transformações na mente e no corpo. O adolescente, principalmente, passa por uma fase muito difícil da vida.
Eles precisam muito do apoio da família. Muitos filhos não são amigos de seu pai e da sua mãe. Os melhores amigos dos filhos são pessoas de fora: os colegas de trabalho, os professores, os patrões, etc. Isso é uma realidade no meio evangélico.
 “Eles pensam que se forem amigos íntimos de seus filhos vão perder o respeito". Sabemos que autoridade se conquista com gestos e ações. O filho pode ter medo do pai, mas não garante autoridade. 
Alguns pais confundem autoridade com castigo. Os pais devem procurar entender os filhos nesta faixa etária. Chega um momento da vida de uma pessoa que parece o mundo está virando de cabeça para baixo. Tudo parece estar fora de ordem. É a etapa mais complicada de nossa existência. 
No passado não se podia falar nisso. Tudo era pecado, inclusive conversar sobre esses assuntos de sexualidade e outros mais. Estamos vivendo um tempo diferente dos nossos pais.
Muitos filhos de crentes sofrem seus dilemas sem poder desabafar com os pais. Meninas que passam por conflitos no meio das amigas do mundo por ser crente em Jesus Cristo. Meninos que sofrem pressão dos colegas para praticar as coisas que são normais no mundo sem Cristo. Quando chegam em casa vai conversar com o pai ou com a mãe não consegue ser compreendidos. ·.
Precisamos mudar a nossa mentalidade. Se não ajudarmos nossos filhos eles vão procurar apoio com pessoas erradas. Isso pode ser muito perigoso para o futuro deles. Sabemos que eles devem se tornarem adultos com uma formação cristã sólida. Nisto também inclui a orientação neste período crítico da vida: a adolescência.
Seja amigo de seu filho ou da sua filha. Peça a Deus para te dar sabedoria nesta tarefa. 

|  Autor: Laércio Rodrigues