segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UMA NOVA E ETERNA ALIANÇA


UMA NOVA E ETERNA ALIANÇA
Joel 2.28,29
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Creio ser este o momento ideal para uma reflexão referente à aliança feita por Deus em toda a existência humana. Não houve quebra de aliança por parte de Deus porem o homem sempre teve dificuldades em cumprir a sua parte, vamos relembrar aqui essa trajetória.

1º - A antiga aliança foi estabelecida no monte Sinai. Deus libertou milagrosamente os israelitas da escravidão do Egito. Obedecendo a Deus mataram o cordeiro, aplicaram o sangue na porta da casa e comeram a primeira refeição da páscoa, cinquenta dias depois, no monte Sinai. Deus fez uma aliança com eles em uma tremenda demonstração de poder, desceu sobre o monte no meio do fogo e fumaça o Sinai estremeceu raios cortaram o espaço e a trombeta de Deus soou falou-lhes de forma audível outorgando-lhes a lei. E os israelitas passaram a celebrar a festa do pentecostes (cinquenta dias após a páscoa), todos os anos em memória daquele dia glorioso.
2º - A nova aliança foi estabelecida em Jerusalém. No monte Sião. Mais de 1400 anos depois também no dia de pentecoste, Deus cumpriu a promessa de firmar a nova aliança com Israel. No cenáculo, Jesus estabeleceu os termos, as condições e as promessas da aliança. E orou para que, de acordo com a perfeita vontade do pai, todos os que fizessem parte dessa aliança fossem um com Ele. 
3º - Na cruz, ofereceu-se como Sacrifício perfeito. Quando o sangue jorrou, selou para sempre a nova aliança. Ele cumpriu a páscoa. Tornou-se o sacrifício da páscoa. Ressuscitou vitorioso sobre a morte e o inferno. Apareceu aos discípulos e ordenou-lhes que esperassem em Jerusalém pelo cumprimento da promessa do pai. Cinquenta dias após a páscoa, depois que Jesus selou a nova aliança com o seu sangue. Deus no dia de pentecoste firmou conosco uma aliança nova e eterna.
Conclusão:
Todo processo do projeto de Deus para aliançar o homem a Ele foi minuciosamente elaborado, não temos como encontrar uma falha se quer, no entanto precisamos como resposta ao Senhor desprendermos das coisas que pela síndrome do pecado nos prendem nas falhas que tanto desagrada a Deus e parece nos fazer tão bem, e tomarmos atitudes de verdadeiros servos, honrando a nossa parte na aliança.
Deus nos abençoe
Pr. Timóteo Carneiro / Castanhal 11/08/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário